sábado, outubro 22, 2011

1ª EdiçãoPrograma Seiva das Letras - Vergílio Ferreira



Benvindo ao Seiva das Letras - todo o prazer da leitura.


Nesta primeira edição lemos o delicioso conto "Adeus" de Virgílio Ferreira. 

Virgílio Ferreira. Romancista e ensaísta português, natural de Melo (Gouveia), nasceu em 1916 e morreu em 1996. licenciou-se em Filologia Clássica na Universidade de Coimbra e exerceu a função docente no Ensino Secundário. Notabilizou-se no domínio da prosa ficcional, sendo um dos maiores romancistas portugueses do século XX.

Em 1992 recebeu o Prémio Camões.
Iniciou a sua produção literária em 1943 com a obra O Caminho Fica Longe. Literariamente, começou por ser neo-realista (anos 40), com "Vagão Jota" (1946), "Mudança" (1949), etc. Mas, a partir da publicação de "Manhã Submersa" (1954) e, sobretudo, de "Aparição" (1959), Vergílio Ferreira adere a preocupações de natureza metafísica e existencialista. O ensaio é outra das grandes vertentes da sua obra que, aliás, acaba por influenciar a sua criação romanesca. Temas como a morte, o mistério, o amor, o sentido do universo, o vazio de valores, a arte, são recorrentes na sua produção literária.
Das suas últimas obras destacam-se: "Espaço do Invisível", "Do Mundo Original" (ensaios), "Para Sempre" (1983), "Até ao Fim" (1997) e "Na tua Face" (1993).
Temos entre mãos a coletânea “Contos” que reúnes contos de Virgílio Ferreira entre 1945 e 75. Para lermos daqui a pouco... “Adeus”.

Sem comentários: