quinta-feira, dezembro 15, 2011

8ª Edição - Poesias - de Januário Leite

Ora Viva! Estamos em tempo de apresentar mais um número de Seiva das Letras – todo o prazer da leitura. Aqui se cruzam as letras das músicas e a música das letras numa simbiose perfeito entre a literatura e a música.

Hoje trouxemos o lirismo de António Januário Leite, o poeta mavioso como já lhe chamaram. Temos entre mãos o Livro Poesias editado em 2006, talvez o mais completo da obra do Januário Leite.

O livro "Poesias" é uma edição conjunta da AMIPAUL (Liga dos Amigos do Paul – Santo Antão) e do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro de Cabo Verde, dada à estampa em 2006. Com apresentação de Rosendo Pires Ferreira (AMIPAUL) e organização e prefácio do docente universitário, investigador e poeta Arnaldo França, este livro vem fixar textos de que havia diversas versões, nomeadamente nos dois volumes do «Almanach Luso-Africano» (1895 e 99), no «Novo Almanach de Lembranças Luso-Brasileiro» (publicado de 1851 a 1932), nas antologias «Poesias» (ed. da Associação Académica do Mindelo, 1952) e «Versos da Juventude» (ed. Paul, Queluz), e em outros textos e manuscritos.

Com esta obra António Januário Leite tem finalmente agora o tratamento condigno, com correçãos da sua data de nascimento e textos de alguns dos seus peomas.
António Januário Leite...

Em 1987 a Escola Secundária de Paul (Santo Antão) recebeu o seu nome, bem como um retrato pintado por Leonel Madeira e um busto em bronze, de Kiki Lima. 1995, o presidente António Mascarenhas Monteiro condecorou-o com a medalha de 2.ª classe da Ordem do Vulcão.

As música que nos acompanham: "nha coraçon" de Betu e "Je ne regrette rien" na voz de Cassia Eller.

Sem comentários: