
Paulo Coelho, escritor brasileiro, é nosso convidado de hoje. Ele é um dos 10 escritores vivos mais lidos em todo o mundo. Vamos ler um trecho do romance «O Alquimista». O livro brasileiro mais vendido de todos os tempos, e que já liderou também a lista dos livros mais vendidos em 18 países.
Alquimista, segundo o site da academia de letras do Brasil, é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 18 países. Tem sido elogiado por pessoas tão diferentes como o Prêmio Nobel de Literatura Kenzaburo Oe, o prêmio Nobel da Paz Shimon Peres, a cantora Madonna e a atriz Julia Roberts, que o consideram seu livro favorito. A edição ilustrada pelo famoso desenhista já foi publicada em vários países. The Graduate School of Business of the University of Chicago recomenda o romance no seu currículo de leitura. Também foi adotado em escolas da França, Itália, Brasil, Estados Unidos, dentre outros países.
Já foi fonte de inspiração de vários projetos – como um musical no Japão, peças de teatro na França, Bélgica, EUA, Espanha, Portugal, Taiwan, Turquia, Itália, Suíça. É tema de duas sinfonias: na Itália, uma peça clássica pelo italiano Irlando Danieli para o Scala de Milão, e nos EUA, onde a BMG Classics lançou o CD “A Sinfonia do Alquimista”, pelo compositor Walter Taieb, inspirada em seu enredo.
Os direitos de filmagem de O Alquimista foram adquiridos pela Warner Brothers, que está desenvolvendo o roteiro do filme Onze Minutos pela Hollywood Gang Production e Verônika Decide Morrer pela Muse Productions (VS); e Monte Cinco pela Capistrano Productions.
Antes da leitura de um trecho de «O Alquimista», vamos a música: Música brasileira um belo dueto entre Milton Nascimento e Chico Buarque, na interpretação da música “O Que Será”.
Sem comentários:
Enviar um comentário