quinta-feira, dezembro 15, 2011

7ª Edição - A Casa e o Mundo de Tagore



OLá! Cá estamos para mais uma sessão de leitura!

Hoje trazemos mais um clássico da literatura: a Casa e o Mundo de Rabindranath Tagore, o mais prestigiado escritor índio do século XX.

Rabindranath Tagore poeta, filósofo, músico, educator e patriotista. Nasceu em1861em Calcutá e morreu aos 80 anos em 1941. Nasceu numa família abastada e teve uma educação tradicional. Estudou direito na Inglaterra entre 1878 e 1880. Retornou à Índia e passou a administrar as propriedades rurais da família.

Cedo manifestou sua vocação poética. Seus primeiros versos foram reunidos nos livros "Canções da Noite" e "Canções da manhã". Escrevendo em língua bengali, Tagore experimentou depois quase todos os géneros literários. Publicou poemas, contos, romances e ensaios. Seus versos têm um tom de cativante humanidade e atraem pela mensagem universal.

Em 1901, Tagore fundou uma escola de filosofia em Santiniketan. Escreveu poemas místicos entre 1902 e 1907, tocado pela morte da esposa e de dois de seus filhos. Alguns desses poemas estão coligidos em sua obra mais conhecida, "Oferenda Lírica", publicada em 1910. A repercussão internacional dessa obra lhe valeu a indicação para o Prémio Nobel de Literatura, que recebeu em 1913. Dois anos depois, recebeu o título de cavaleiro britânico.

Rabindranath Tagore tornou-se um escritor de prestígio e passou a receber convites para palestras e encontros em diversos países. Em 1919, renunciou ao título de Sir, em protesto à política inglesa em relação à Índia.
Rabindranath Tagore faleceu em Bengala, aos 80 anos.

A História de "A Casa e o Mundo" passa em Bengala Ocidental, início do séc. XX: Bimala, uma das personagens principais, relembra os eventos que moldaram sua visão de mundo. Anos atrás, seu marido Nikhil, um moderno e rico latifundiário, desafiou a tradição ao dar-lhe educação e ao convidá-la para sair da reclusão na qual as mulheres casadas eram mantidas na época, para o espanto dos outros parentes. Ao conhecer Sandip, colega revolucionário do marido, ela se envolve nesta causa política apesar dos avisos de Nikhil. Conforme a história se desenvolve, a relação entre Bimala e Sandip vai além do platonismo e as batalhas políticas, colocando ricos contra pobres e hindus contra muçulmanos, revelam-se mais complexas do que todos imaginavam.

Músicas que nos acompanham: Think of me, mais uma música da opera The Phantom of the Opera – com Rebeca Cain

Sem comentários: