quinta-feira, dezembro 15, 2011

6ª Edição - Vidas Paralelas de Mário Lúcio Sousa

Olá!Deixa-se ficar e não se arrependa. Nós prometemos levar até sí todo o prazer da leitura e é claro a boa música de sempre.

O programa vai para o ar às 19H30 na RCV todas as Quartas-feiras com repetição aos Domingos a mesma hora.

E hoje o nosso convidado é nada mais nada menos que o ministro da Cultura Mário Lúcio Sousa, através da sua obra Vidas Pararelas.

Uma auto-biografia de Mário Lúcio Sousa, o nosso ministro de cultura.

Lúcio Matias de Sousa Mendes, de seu nome próprio, nasceu no Tarrafal, Ilha de Santiago, em 21 de Outubro de 1964. É Licenciado em Direito pela Universidade de Havana, Cuba. Já foi nacional 1996 e 2001. Foi Condecorado pela presidencia da república em 2006 com a Ordem do Vulcão.

Na música, foi fundador e líder do grupo musical Simentera, antes de se enveredar por uma carreira a solo. Compositor, multi-instrumentista e arranjador de vários álbuns de artistas cabo-verdianos, e um estudioso da música tradicional. Já gravou com vários músicos de renome internacional.

Mário Lúcio Sousa estreou-se no Mundo da Literatura em 1990 com a obra poética Nascimento de Um Mundo (poesia, 1990); os dois seguintes livros iam ser também de poesia Sob os Signos da Luz de 1992, e Para Nunca Mais Falarmos de Amor de 1999. O primeiro livro de prosa viria em 2000 com Os Trinta Dias do Homem mais Pobre do Mundo que ganhou a 1ª edição do prémio do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa. Vidas Paralelas foi publicado em 2003. MLS que é também dramaturgo publicaria Adão e As Sete Pretas de Fuligem em 2001. Depois seguiria Saloon em 2004 e em 2008 publicou a colectânea Teatro. O seu mais recente livro é o Novíssimo Testamento dado a estampe em 2010 pela editora Dom Quixote e vencedor do prémio Carlos de Oliveira, galardão atribuído pela Câmara Municipal de Cantanhede - Portugal.

As músicas que nos acompanham neste programa são: Ilha de Santiago de Mário Lúcio, e O Mar e Tu, um dueto entre Andrea Boceli e Dulce Pontes.

Sem comentários: