
Olá, bem vindo ao Seiva Das Letras! Hoje vamos ler para si um trecho de O Fantasma da Ópera, este romance magnífico do francês Gaston Leroux. Vai poder ainda ouvir uma das músicas extraídas do filme com o mesmo nome baseado no livro.
Difícil foi escolher o trecho para lermos dado a beleza deste livro no seu todo”. Mas não temos tempo aqui, para além de um trecho.
A Obra “Le Fantôme de l'Opéra” (O fantasma da ópera ) Publicada pela primeira vez em 1911, foi desde então adaptada inúmeras vezes ao cinema e atuações de teatro. Atingiu o seu auge ao ser adaptada para a Broadway, por Andrew Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe. O espectáculo bateu o recorde de permanência na Broadway (superando Cats), e continua em palco até hoje desde a estreia em 1986. É o musical mais visto de sempre, e a produção de entretenimento com mais sucesso que alguma vez existiu.
Na obra original de Leroux, a ação desenvolve-se no século XIX, na Ópera de Paris, um monumental e luxuoso edifício, construído entre 1857 e 1874, sobre um enorme lençol de água subterrâneo.
Os empregados afirmam que a ópera se encontra assombrada por um misterioso fantasma, que causa uma variedade de acidentes. O fantasma chantageia os dois administradores da Ópera, exigindo que continuem lhe pagando um salário de 20 mil francos mensais e que lhe reservem o camarote número cinco em todas as atuações.
Entretanto, a jovem inexperiente bailarina (e mais tarde cantora) Christine Daaé, acreditando ser guiada por um "Anjo da Música", supostamente enviado pelo seu pai após a sua morte, consegue subitamente alguma proeminência nos palcos da ópera quando é confrontada a substituir Carlotta, a arrogante Diva do espetáculo.
Christine, que recebe aulas de canto do fantasma, conquista os corações da audiência na sua primeira atuação, incluindo o do seu amor de infância e patrocinador do teatro, o Visconde Raoul de Chagny.
Erik, o Fantasma, vive no "mundo" subterrâneo que Christine considera um lugar frio e sombrio, onde ela percebe que o seu "Anjo da Música" é na verdade o Fantasma que aterroriza a ópera.
E mais não conto para poder ir descobrir por si, se ainda não leu o livro. Tanto o Livro, como o filme e os musicais podem ser encontrados na Internet.
Sem comentários:
Enviar um comentário