quarta-feira, junho 05, 2013

16ª Edição - Confesso que Vivi - Pablo Neruda


Olá, benvindo ao Seiva das Letras. Falamos para si deste mítico oceano atlântico na encruzilhada dos mundos, diretamente das ilhas hesperitanas, através da n.º1 FM, a Rádio Pública de Cabo Verde. Hoje todo o prazer da leitura fica a cargo do poeta chileno e Prémio Nobel de Literatura, Pablo Neruda. Vamos ler um trecho do seu livro de memórias intitulado “Confesso que vivi”, publicada postumamente.

"Confesso que vivi" é um livro autobiográfico, escrito ao longo de vários anos pelo autor chileno Pablo Neruda, e publicado postumamente no ano de 1974.Figurou em segundo lugar na lista dos dez mais vendidos na Espanha no ano de 1975.
Ao longo de 340 páginas, Neruda descreve o trajecto da sua vida, recorrendo a uma prosa salpicada de imagens poéticas que prende facilmente a atenção do leitor. A obra divide-se em diversos capítulos correspondentes a outras tantas fases da vida do poeta.
Vamos um ler trecho do primeiro Capítulo intitulado “O jovem provinciano”. O texto que escolhemos intitula-se amor entre o trigo.
Fique também com a boa música do costume. Proponho música flamenga com Camarón de la Isla, que infelismente morreu aos 42 anos deixando-nos todos órfãos da sua voz vibrante. Canta, então, ao vivo, Camarón de la Isla acompanhado pela excelência do dedilhar de Tomatito. A música chama-se Fandangos.


Pablo Neruda, pseudônimo de Neftalí Ricardo Reyes Basoalto, nasceu a 12 de julho de 1904, em Parral, no Chile. Poeta chileno, considerado um dos mais importantes literatos do século XX. Seu pseudônimo foi escolhido para homenagear o poeta tcheco Jan Neruda. Em seu livro de estréia, com apenas 20 anos, Crepusculário de 1923, já assinou como Pablo Neruda que, em 1946, passou a usar legalmente. A Sua obra é lírica, plena de emoção e marcada por um acentuado humanismo. A Sua fama tornou-se maior com a publicação de vinte poemas de amor e uma canção desesperada em 1924. Neruda alterava a sua vida literária com vasta carreira diplomática. Em 1970, renuncia à sua candidatura à presidência para favorecer Salvador Allende, que vence as eleições em 4 de setembro. Pablo Neruda era o embaixador chileno na França quando ocorreu o golpe de Estado que depôs o presidente Salvador Allende. De volta ao Chile, sofreu perseguições políticas e morreu pouco depois, sendo enterrado em sua casa de Isla Negra, ao sul do Chile. A obra completa de Pablo Neruda reúne mais de 40 livros, escritos entre 1923 e 1973. Destacam-se Residência na Terra (1933), España en el corazón (1937, inspirado na Guerra Civil Espanhola), Canto Geral (1950), Cem sonetos de amor (1959), Memorial de Isla Negra (1964), A espada incendiada (1970) e a autobiografia póstuma, Confesso que vivi (1974), um emocionante testemunho do tempo e das emoções de um grande poeta. Em 1971, Neruda recebeu o Prêmio Nobel de Literatura e o Prêmio Lênin da Paz. Antes havia sido agraciado com o Prêmio Nacional de Literatura (mais exactamente em 1945). Morre em Santiago no Chile em 23 de setembro de 1973, de câncer na próstata.

Sem comentários: