domingo, junho 09, 2013

42ª Edição - Frederich Nietzsche - Assim Falava Zaratustra


Hoje propomos uma leitura diferente, nosso convidado de hoje é Frederich Nietzsche, através da sua obra Assim Falava Zaratustra.
Certamente tem a referência de Nietzsche como filósofo, mas propomos a leitura de um trecho inicial de Zaratustra pela beleza do discurso, enfim pela seiva apreciável da narração.
Friedrich Nietzsche nasceu numa família luterana em 15 de Outubro de 1844, na Alemanha. Seus dois avós eram pastores protestantes; o próprio Nietzsche pensou em seguir a carreira de pastor. Entretanto, Nietzsche rejeita a "fé" durante sua adolescência, e os seus estudos de filosofia afastam-no da carreira teológica.
Em 1882 começa a escrever, o livro que temos entre mãos, Assim Falava Zaratustra. Nietzsche não cessa de escrever com um ritmo crescente. Este período termina brutalmente em 3 de Janeiro de 1889 com uma "crise de loucura" que, durando até a sua morte, coloca-o sob a tutela da sua mãe e sua irmã. No início desta loucura, Nietzsche encarna alternativamente as figuras de Dionísio e Cristo, expressa em bizarras cartas, afundando depois em um silêncio quase completo até a sua morte. Uma lenda dizia que contraiu sífilis. Estudos recentes se inclinam antes para um cancro no cérebro, que eventualmente pode ter origem sifilítica. …
Nietzsche publicou várias obras, destacamos aqui as mais importantes… O Nascimento da Tragédia no Espírito da Música de 1872; Humano, Demasiado Humano, um Livro para Espíritos Livres publicado em1886; A Gaia Ciência, traduzida também com Alegre Sabedoria, ou Ciência Gaiata de 1882 — No terceiro capítulo deste livro é lançado o famoso diagnóstico nietzschiano: "Deus está morto. Deus continua morto. E fomos nós que o matamos", Assim Falou Zaratustra, um Livro para Todos e para Ninguém (1883-85). O Anticristo - Praga contra o Cristianismo dada a estampa em 1888. Ecce Homo, de como a gente se torna o que a gente é do mesmo ano1888 — Uma autobiografia.


Assim Falou Zaratustra é um livro escrito entre 1883 e 1885. O livro foi escrito originalmente como três volumes separados em um período de vários anos. Depois, Nietzsche decidiu escrever outros três volumes mas apenas conseguiu terminar um, elevando o número total de volumes para quatro. Após a morte de Nietzsche, ele foi impresso em um único volume. O livro narra as andanças e ensinamentos de um filósofo, que se auto-nomeou Zaratustra após a fundação do Zoroastrismo na antiga Pérsia. Para explorar muitas das ideias de Nietzsche, o livro usa uma forma poética e fictícia, frequentemente satirizando o Novo testamento. O centro de Zaratustra é a noção de que os seres humanos são uma forma transicional entre macacos e o que Nietzsche chamou de Übermensch, literalmente significa "além-do-homem", e normalmente traduzido como "super-homem". Zaratustra contém a famosa frase "Deus está morto", embora essa também tenha aparecido anteriormente no livro A Gaia Ciência. Os dois volumes finais não terminados do livro foram planejados para retratar o trabalho missionário de Zaratustra e sua eventual morte.

Sem comentários: