terça-feira, dezembro 13, 2011

4ª Edição do Seiva das Letras - A Cabeça Calva de Deus do Poeta Corsino Fortes

Seja bem vindo ao Seiva das Letras. O nosso convidado de hoje é o poeta Corsino Fortes.

CORSINO António FORTES nasceu a 14 de Fevereiro de 1933, em Mindelo, São Vicente. Licenciado em Direito (Lisboa, 1966), veio a exercer várias funções políticas e administrativas. Já foi ministro e secretário de estado, embaixador de Cabo Verde junto de alguns países, por exemplo, Portugal.

Desde cedo abraçou a causa da luta de libertação nacional. O conhecimento profundo da história do país, sendo alias um dos seus obreiros, Corsino Fortes conta, ou senão canta, esta história de forma poética e épica nos seus três livros de poema, Pão & Fonema (1973), Árvore & Tambor (1986) e Pedras de Sol & Substância (2001) depois reunidos nesta Trilogia que é a obra a Cabeça Calva de Deus.

Como escreve Ana Mafalda Leite no posfácio deste livro que a Cabeça Calva de Deus, apresenta-se como uma trilogia fundacional e épica da história do país. Diz ainda que nesta obra se lê um percurso que começa por anunciar a libertação do país, o festeja em tom celebrativo e o dignifica na sua solaridade cultural.

Pois é... A grandeza da obra de Corsinno Fortes é reconhecida em vários países, faz parte de colectâneas de vários países, infelizmente ainda não ganhou o prémio Camões.

Mas Corsino fortes já foi condecorado pelo Governo Português com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique e com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito; pelo Governo Francês com o Grand Officier de l’Ordre e pela Presidência da República de Cabo Verde com a Ordem do Vulcão.

Actualmente Corsino Fortes é Presidente da Associação de Escritores Cabo-verdianos.

Para além da leitura, aprecie as duas ofertas musicais: o dueto entreMariza e Tito Paris na música Beijo de Saudade, e a música Opera n.º2 do cantor russo Vitas.

Sem comentários: