domingo, junho 09, 2013

34ª Edição - Ernest Hemingway - O Velho e o Mar


Ora viva cá estamos nós para mais uma sessão de leitura. Bem-vindo ao Seiva das letras, todo o prazer da leitura e da boa música também. Este programa faz-se com a música das letras e com as letras das músicas. Um espremedor do alfabeto para produzir uma seiva que possa ser apreciada. Ernest Hemingway faz hoje as honras da casa com a sua premiada obra "O velho e o mar". Ainda vai poder ouvir a música fisherman blues dos Whaterboys.

“A história tem como personagem principal um velho pescador chamado Santiago. Apesar de muito experiente, Santiago se acha em uma maré de azar, tendo ficado quase três meses sem conseguir pescar um peixe. Porém, numa manhã e com os insistentes incentivos do seu jovem amigo Manolín, Santiago consegue um peixe, de tamanho descomunal, com aproximadamente seis metros de comprimento. O peixe oferece muita resistência, e puxa a canoa de Santiago cada vez mais para o mar alto. Santiago sofre com o sol cegante e abre feridas nas mãos, de tanto lutar com o peixe. Depois de alguns dias, Santiago consegue finalmente matar o peixe e amarrá-lo à sua canoa. Porém, enquanto retornava a costa, sofre constantes ataques de tubarões. Quando finalmente consegue chegar a praia, o peixe já estava sem carne, só restava seu esqueleto, e Santiago estava sem forças. Os outros pescadores, vendo tamanho peixe, o maior que alguém já havia pescado, o respeitam.


Ernest Hemingway foi um escritor norte-americano. "Por quem os sinos dobram" e "O velho e o mar", são os seus livros de maior destaque. Recebeu o premio Pulitzer com o livro "O velho e o Mar", em 1953 e o Nobel de Literatura em 1954. Nasceu em Oak Park, Illinois, nos Estados Unidos. Com 17 anos já escrevia para um jornal em Kansas City. Com o início da Primeira Guerra Mundial, entra como voluntário para o exército italiano. Ferido, permaneceu longo tempo hospitalizado. Foi condecorado pelo Governo Italiano. Foi correspondente de guerra em Madri, durante a Guerra Civil Espanhola. Foi um dos principais representantes do ciclo literário norte-americano iniciado nos anos 20, o da “geração perdida”. Famoso pelo estilo de vida aventureiro, sua biografia e obra têm como cenários touradas na Espanha, caça submarina em Cuba e safáris na África. Hemingway é fascinado pelo perigo e pela vida selvagem. Jornalista na juventude, leva para a literatura o estilo sintético do jornalismo. Nota-se essa concisão principalmente em obras que refletem sua experiência pessoal. Ernest Hemingway casou várias vezes, morou muitos anos em Cuba, tornando-se amigo de Fidel Castro. Em 1954, ganha o Prémio Nobel de Literatura. Doente, suicida-se com um tiro no dia 2 de Julho de 1961. Obras principais: "O Sol Também se Levanta" (1926), "Adeus às Armas" (1929), "As Verdes Montanhas da África" (1935), "Por Quem os Sinos Dobram" (1940), "O Velho e o Mar" (1952). Vários de seus contos e romances foram levados ao cinema.

Sem comentários: