terça-feira, dezembro 13, 2011

3ª Edição Seiva das Letras - Carta de Uma Desconhecida de Stefan Zweig

Nesta terceira Edição do SEIVA DAS LETRAS Stephan Zweig faz as honras da casa. Ele nasceu em viena-Áustria a 28 de Novembro de 1881. Estudou folisofia e começou a escrever poemas e dramas. Tornou-se mais famoso quando começou a escrever histórias curtas, que tivera grande exito. Zweig era um çavido pacifista. Ele sonhava com uma europa unida. A 1ª guerra mundial machocou-o profundamente. Por ser judeu teve de deixar a Áustria. Viajou por muitos países a procura de paz de espírito. Infelizmente não a encontrou em nenhuma parte, e o seu desespero concernente a guerra fê-lo cometer suicídio em Petrópolis no Brasil, a 22 de Fevereiro de 1942.

O Conto que lemos nesta edição, "Carta de Uma Desconhecida", narra a história de um escritor que recebe uma carta de uma mulher que gostou dele toda a vida em silêncio. Ela conheceu-o quando ara ainda uma adolescente. Envlveu com o escritor,mas para o escritor foi apenas uma aventura passageira. Depois de três noites de aventura a menina fica grávida e, no entanto, os pais mudam para uma outra provincia, a jovem teve o filho que idolatrava como se fosse o retrato vivo do homem que amava perdidamente. No entanto, a criança veio a sucumbir de uma pneumonia e ela entra em desespero. Tenta de novo procurar o escritor, todos os dias ficava horas na sua porta, passava por ele na rua mas o escritor não a reconhecia de maneira alguma. Vendo que aquele amor seria impossível e com a morte do filho resolve suicidar-se. Mas antes escreve uma carta ao escritor confesssando o seu amor que o escritor nunca chegou a saber.

Aprecie também as músicas que nos acompanham nesta edição: Cartinha na voz de Lura e Mujer na voz do Tenor Placido Domingo, um dos grandes responsáveis pela popularização da Opera no mundo.


Sem comentários: